sombra sombra sombra
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\views.module on line 842.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_argument.inc on line 745.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_filter.inc on line 585.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_filter.inc on line 585.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\plugins\views_plugin_row.inc on line 135.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\plugins\views_plugin_row.inc on line 135.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\views.module on line 842.
  • strict warning: Declaration of content_handler_field::options() should be compatible with views_object::options() in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\cck\includes\views\handlers\content_handler_field.inc on line 208.
  • strict warning: Declaration of date_api_filter_handler::value_validate() should be compatible with views_handler_filter::value_validate($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\date\includes\date_api_filter_handler.inc on line 566.

Gestão e Economia da Construção

Este GT, anteriormente denominado GT Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho, tem como objetivo principal promover a cooperação entre pesquisadores interessados nos temas ligados a Gestão e Economia da Construção.

O primeiro workshop do grupo ocorreu em 1994 e, desde então, foram organizados vários eventos nacionais relevantes. O principal encontro do grupo ocorre no Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção - SIBRAGEC, anteriormente denominado Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho no Ambiente Construído - SIBRAGEQ.

Coordenação [2012-atual]

Dayana  Bastos Costa (coordenadora adjunta)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
e-mail:  gt.gestao@antac.org.br

Eventos organizados

II SIBRAGEQ – Fortaleza 2001

Mudanças estruturais vêm ocorrendo com muita rapidez no mundo atual, provocando transformações em todos os aspectos, especialmente nas relações trabalhistas e comerciais. A indústria da construção civil também sofre os efeitos destas mudanças. Em virtude disso, novas formas de emprego e tipos de organizações estão surgindo, proporcionando tanto ameaças quanto oportunidades para as pessoas e empresas ligadas ao ambiente construído.

Torna-se, então, premente o desenvolvimento do espírito empreendedor das pessoas para que, através da criatividade, da ética, da perseverança e da consciência social possam surgir idéias inovadoras para a construção civil de nosso país, com reflexo direto na melhoria das condições de trabalho, no estreitamento das relações entre comunidade científica e sociedade e no aumento da competitividade das empresas, buscando um crescimento justo e sustentável para o Brasil.

Coordenadores da organização do evento:

  • José de Paula Barros Neto (UFC)
  • Maria Aridenise M. Fontenelle (UNIFOR)
  • Coordenadores científicos
  • Carlos Torres Formoso (UFRGS)
  • Emerson A. Marques Ferreira (UFBA)
  • Ubiraci Espinelli L. Souza (USP)

III SIBRAGEC – São Carlos 2003

A temática do III Sibragec é Gestão e Integração de Micro e Pequenas Empresas. Este encontro caracteriza-se como um importante fórum de discussão de questões pertinentes à gestão da qualidade na construção civil no país e de integração e intercâmbio do conhecimento acadêmico com o setor produtivo. Assim, o SIBRAGEC constitui-se em uma oportunidade ímpar para a aglutinação dos esforços de todos que atuam nesta área vital para o desenvolvimento do país.

Coordenadores da organização do evento:

  • Celso Carlos Novaes (UFSCar)
  • José Carlos Paliari (UFSCar)
  • Sheyla Mara Baptista Serra (UFSCar)
  • Simar Vieira de Amorim (UFSCar)
  • Márcio Minto Fabrício (EESC/USP)
  • Luis Otávio Cocito Araújo (USP)
  • Marina Sangoi de O. Ilha (UNICAMP)
  • Guilherme Aris Parsekian.(UFSCar)
  • Coordenadores científicos
  • Aguinaldo dos Santos (UFPR)
  • Emerson Ferreira (UFBA)
  • Ubiraci Souza (USP)

IV SIBRAGEC e I ELAGEC – Porto Alegre 2005

Na sua quarta edição, o SIBRAGEC será realizado em conjunto com o I Encontro Latino Americano de Gestão e Economia da Construção (ELAGEC). Através desta iniciativa, busca-se integrar a este evento acadêmicos e profissionais de outros países da América Latina, que enfrentam problemas e desafios semelhantes àqueles existentes na realidade brasileira.

O título do evento, Construção na América Latina: Inclusão e Modernização, define o principal foco de discussões para o evento. Pretende-se relatar e debater o papel da Gestão e Economia da Construção na modernização do setor da construção civil em países da América Latina, enfatizando questões de inclusão social e econômica, tais como a geração de emprego e renda, a habitação de interesse social, o incentivo a empresas de pequeno porte e o impacto da globalização no setor.

Coordenador da organização do evento:

  • Carlos Torres Formoso (UFRGS)

Coordenador científico:

  • Sílvio Burrattino Melhado (USP)

V SIBRAGEC – Campinas 2007

Criação de valor na construção civil: teoria e prática é o título do V SIBRAGEC  e define o foco de discussão do evento. Diversas abordagens estão relacionadas a este assunto, tendo como elementos comuns a identificação, criação, preservação e melhoria do valor entregue aos clientes na forma de produtos e serviços. O evento suscitará um amplo espectro de questões em Gestão e Economia da Construção, que contribuirá para um melhor entendimento do processo de criação de valor na construção civil.

Coordenador da organização do evento:

  • Ariovaldo Denis Granja (UNICAMP)

Coordenador científico:

  • José de Paula Barros Neto (UFC)

VI SIBRAGEC – João Pessoa 2009

O tema central do VI SIBRAGEC é “O desafio das novas competências organizacionais e profissionais na Construção Civil”. Esse tema foi proposto considerando a atual evolução na administração das empresas, caracterizando-se por buscar uma nova forma de gestão de recursos humanos, modificando o conceito tradicional do termo para gestão de pessoas, a fim de valorizar as experiências empresariais e pessoais. Entre as alterações propostas por essa evolução, destaca-se a capacidade para o trabalho integrado, o desenvolvimento de competências como a liderança, a possibilidade de promoção e a estabilidade no emprego e a melhoria das condições físicas e psicológicas do ambiente de trabalho.

É objetivo desse evento discutir como deve ser o funcionamento sistemático da administração moderna em relação à estratégia de Gestão de Pessoas, considerando o desafio das novas competências organizacionais e profissionais na Construção Civil.

Coordenadora da organização do evento:

  • Nelma Mirian Chagas de Araújo (IFPB)

Coordenador científico:

  • Sheyla Mara Baptista Serra (UFSCar)

VII SIBRAGEC – Belém/PA  2011

Belém do Pará recebeu o VII SIBRAGEC- SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, no período de 16 a 18 de novembro de 2011, sob a coordenação do Prof. Renato Neves, da Universidade Federal do Pará. O evento foi realizado no espaço de convenções do Belém Hilton Hotel, tendo como tema central “DESAFIOS DA GESTÃO DE GRANDES PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL”

Na abertura do evento, o Prof. Masa Noguchi, da Glasgow Scholl of Arts, proferiu palestra sobre  Customização em Massa na Construção Habitacional Japonesa. O evento comportou, ainda, painéis de discussão, reunindo representantes do setor empresarial e do governo federal, além de workshops e sessões técnicas.

O comitê científico foi coordenado pelo Prof. Ariovaldo Denis Granja, da Unicamp, coordenador do GT Gestão e Economia da Construção no período de 2009 a 2011.

 VIII SIBRAGEC – Salvador/BA  2013

O VIII SIBRAGEC, organizado pelo Departamento de Construção e Estruturas e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental Urbana. da UFBA,  tem como tema central Inovação e Sustentabilidade, a partir do qual pretende-se discutir o cenário atual de desenvolvimento gerencial e tecnológico da Construção Civil frente aos desafios do cenário futuro.

Para tanto, a programação do evento comportará dois blocos de atividades.O primeiro, dedicado à indústria, contará com a participação de conferencistas estrangeiros e representantes do setor e de órgãos do governo envolvidos com políticas públicas para o desenvolvimento científico e econômico da indústria, objetivando debater gargalos e oportunidades para o desenvolvimento sustentável do setor.

O segundo, destinado à disseminação e discussão da produção científica em Gestão e Economia da Construção, será constituído por 3 categorias de sessões técnicas:

  • artigos aceitos pela edição especial da Revista Ambiente Construído com o tema Gestão e Economia da Construção cuja chamada será veiculada pelos editores da revista em momento oportuno;
  • artigos aceitos pelo comitê científico para apresentação oral;
  • artigos aceitos pelo comitê científico parasessões de posters.

Visitem o site www.sibragec2013.ufba.br

TEMAS ABORDADOS PELO GT GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO

  • Gestão e tecnologia de processos
  • Gestão da cadeia de suprimentos
  • Marketing e satisfação do cliente
  • Avaliação de desempenho de projetos e empreendimentos
  • Treinamento e qualificação profissional
  • Planejamento e custos na construção
  • Avaliação de gestão e metodologia de avaliação e certificação
  • Sustentabilidade no canteiro de obras
  • Produtividade da mão-de-obra
  • Gestão empresarial e estratégia competitiva
  • Gestão do processo de projeto
  • Segurança do trabalho e ergonomia
  • Tecnologia da informação e comunicação