sombra sombra sombra
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\views.module on line 842.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_argument.inc on line 745.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_validate() should be compatible with views_handler::options_validate($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_filter.inc on line 585.
  • strict warning: Declaration of views_handler_filter::options_submit() should be compatible with views_handler::options_submit($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\handlers\views_handler_filter.inc on line 585.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\plugins\views_plugin_row.inc on line 135.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\plugins\views_plugin_row.inc on line 135.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\views\views.module on line 842.
  • strict warning: Declaration of content_handler_field::options() should be compatible with views_object::options() in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\cck\includes\views\handlers\content_handler_field.inc on line 208.
  • strict warning: Declaration of date_api_filter_handler::value_validate() should be compatible with views_handler_filter::value_validate($form, &$form_state) in D:\SITES\ORG\antac\sites\all\modules\date\includes\date_api_filter_handler.inc on line 566.

Desenvolvimento Sustentável

O Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável foi criado em 1995, durante o VI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. A criação do GT ocorreu em sintonia com tendências internacionais que ganharam impulso após a ECO 92, que globalizaram a escala de análise de problemas usualmente restritos à edificação e ao seu entorno. Mudanças têm ocorrido de maneira rápida demandando a avaliação de impactos ambientais resultantes dos procedimentos tradicionalmente adotados em atividades ligadas à construção. Inicialmente, as pesquisas dos participantes do GT tinham como foco a avaliação de energia consumida na produção de componentes construtivos e ao longo da vida útil das edificações, os impactos da construção civil sobre o aquecimento global e sobre a camada de ozônio, a demanda por recursos naturais não renováveis e os impactos ambientais de resíduos.
 
A abordagem mais atual está mais vasta e engloba também questões de outras dimensões: inovação e melhoria nos materiais e sistemas de construção, soluções de projeto (baixo custo, reutilização, eco eficiência, renovação, regeneração urbana), gestão e tecnologias de construção, transferência de tecnologia, edifícios de balanço energético quase nulo, estratégias e políticas para a sustentabilidade, governança, processos de participação e de empoderamento, habitação social e edificações de baixo custo, ferramentas de avaliação (análise de ciclo de vida, certificação e monitoramento), educação, mobilidade urbana e acessibilidade, agricultura urbana, recursos (água e energia) e tratamento de resíduos.
 
COORDENAÇÃO [2012 – atual]
 
Profa. Dra. Andrea Naguissa Yuba (coordenadora)
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 
 
COORDENAÇÃO [2011-1997]
 
Prof. PhD. Miguel Aloysio Sattler
Núcleo Orientado para a Inovação da Edificação
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
 
EVENTOS
 
O GT Desenvolvimento Sustentável organizou os seguintes eventos:
  1. I Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis e workshop sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. Novembro de 1997.
  2. II Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 24 a 27 de abril de 2001, na cidade de Canela/RS.
  3. III Encontro Nacional e I Encontro Latino Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 24 a 27 de abril de 2001, na cidade de Canela/RS.
  4. IV Encontro Nacional e II Encontro Latinoamericano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 12 a 14 de novembro de 2007, na cidade de Campo Grande/MS.
  5. V Encontro Nacional e III Encontro Latinoamericano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 28 a 30 de outubro de 2009, na cidade de Recife/PE.
  6. VI Encontro Nacional e IV Encontro Latinoamericano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 07 a 09 de setembro de 2011, na cidade de Vitória.
  7. VII Encontro Nacional e V Encontro Latinoamericano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis. De 21 a 24 de outubro de 2013, na cidade de Curitiba.
O próximo evento ocorrerá em Portugal, na cidade de Guimarães, sediado pela Universidade do Minho. De 21 a 23 de julho de 2015.
 
BIENAL DE SUSTENTABILIDADE JOSÉ LUTZENBERGER
 
A Bienal, que representa um reconhecimento à significativa contribuição ao desenvolvimento de pesquisas e ensino sobre sustentabilidade do ecologista e engenheiro agrônomo brasileiro José Lutzenberger (1926-2002), tem como objetivo promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas sustentáveis na produção do Ambiente Construído. Busca-se, assim, reverter os impactos degenerativos ora ocorrentes, de forma a qualificar continuamente o ambiente construído, em particular, e o meio ambiente, em sua totalidade.
 
A proposta para esta série de Bienais ocorreu durante o III Encontro Nacional sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, realizado entre 21 e 24 de setembro de 2003, na cidade de São Carlos/SP, e foi aprovada em reunião do GT em Desenvolvimento Sustentável, realizada durante o 10° ENTAC, em São Paulo (julho de 2004).
 
O público-alvo da Bienal são estudantes e profissionais, de qualquer formação, que possam contribuir para o alcance do objetivo acima estabelecido.
 
Concurso de Ideias (anterior às edições)
 
Tema: Habitações Sustentáveis para Populações Carentes. O principal objetivo da competição foi o de estimular a apresentação de alternativas de projeto de arquitetura e de planejamento urbano, focadas sobre o tema habitação de interesse social, que fossem compatíveis com a realidade brasileira e com os princípios de desenvolvimento sustentável (SATTLER, 1998). Mais informações: http://www.habitare.org.br/pdf/publicacoes/arquivos/colecao9/CAP4.pdf
Promoção: ANTAC/PLEA, em 1995.
Selecionados: Categoria profissional | Categoria estudante
 
1ª edição:
Tema: “Projetos, produtos e processos para um ambiente construído mais sustentável: escolas mais sustentáveis”. 
Promoção: Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável/ANTAC e PLEA, no ELECS 2007.
 
2ª edição:
Tema: “Habitação de interesse social mais sustentável” 
Promoção: Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável/ANTAC, no ELECS 2009.
 
3ª edição:
Tema: “Escolas mais sustentáveis”.
Promoção: Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável/ANTAC, no ELECS 2011. 
 
4ª edição: 
Tema: “Habitação unifamiliar mais sustentável” 
Promoção: Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Sustentável/ANTAC, no ELECS 2013.